quinta-feira, 28 de abril de 2011

Doação de Sangue e Medula óssea

                                                            





Antes que comecem a me jogar pedras, corram atrás de mim  com tochas e me coloquem numa "Fogueira Santa" ou me deportem para o Líbano. É claro que apenas o Sangue de Jesus pode regenerar o homem e lavá-lo do pecado. Mas fica bem claro a mensagem da foto, apenas os ignorantes radicais entenderiam de outra forma.
             Muitas das vezes estamos sentados acomodados em nossos sofares assistindo a programa global, quando correm rapidamente aquelas mensagens: "Paciente precisando com urgência do sangue tipo... Doadores dirijam-se ao Hemocentro" e imaginamos q qualquer outra pessoa aparecerá por lá p ajudar, ledo engano. Devíamos parar e refletir q mais interessante q a novela das nove é a novela da vida. Imagine os familiares daquela pessoa em que aflição se encontram e se for uma criança a dor aumenta. Em segundos nasce muita gente e morre também. Pais e mães de família, crianças (alegria da casa), entes queridos, amigos, vizinhos e por aí vai. Mas vc se pergunta: "mas meu tipo de sangue não é o mesmo desta pessoa?" O hemocentro é um banco de sangue. Seu sangue não é utilizado para o paciente  "A" mas vai ser utilizado para o "B".
            Penso q pior q os poucos doadores de sangue, são os doadores de medula óssea. Quase ninguém conhece esse mal q aflige a população. Na leitura que encontra-se no site do Hemopa: www.hemopa.pa.gov.br. No Pará a lista de espera chega a 150, um número considerável uma vez q a fila é de 1200 aguardando um transplante. Pra vc q nem sabe como é feito e tem outras dúvidas, da uma olhada www.inca.gov.br/conteudo_view.asp?ID=125, (Instituto Nacional do Câncer). Alguém sabe o que é sofrer por antecipação (eu já sofri bastante com este mal é sei bem o que é). Essas pessoas sofrem com isto pois esperam até por anos por um doador compatível e ficam no seu imaginário como será o dia do amanhã, medo da morte chegar, medo de como deixarão seus filhos (para o mundo, para vida), para alguns cada dia a esperança se renova para outros deixaram de sonhar (depressão), to sendo mesmo apelativo, tem que ser. Chato né?! Mais é a pura e dolorida verdade!
            Sem mas delongas, sejamos doadores. Exerçamos nossa cidadania, exercitemos uma das mais puras diferenciações de outros seres vivos a humanidade. Esse papo de que o sangue engrossa ou afina é pura balela, não dói absolutamente nada, "ah mais tenho medo de agulha" então não olha oras! Tenho certeza q se for um parente seu o medo iria embora. Não tem q estar em jejum ao contrário tem q esta alimentado e nem pode ter ingerido bebida alcoólica.
             Vamos pontuar os benefícios se souber outros ajudem:
               1º Vc se sentirá bem consigo mesmo.
              2º Ajudará ao próximo (quer algo melhor do q vê a felicidade estampada no rosto do seu semelhante).
              3º Com a retirada de seu sangue, farão uma série de exames e atestará se vc tem alguma doença (ficará logo sabendo se está apto ou não).
              4º Saberá sua tipagem sanguínea.
              5º Vai saborear um gostoso lanche reforçado.
              6º Seu nome ficará inscritos no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Rdome), indo para fora do seu Estado. Na vez q fui me inscrever falaram que tb fica inscrito num registro internacional. Já pensou vou conhecer a França (rsrsrsrsrsrs)
              7º Vc terá um dia de folga do seu trabalho (lembre-se vc homem poderá doar novamente após 2 meses e vc mulher a cada 3 meses, só uma nota para os espertinhos).
              8º Vc receberá um cartão onde estará constando sua tipagem sanguínea, amanhã poderá ser vc!
              9º Sendo um doador fiel, vc criará responsabilidades com quem e como se relacionará, não estou incentivando a "pluralidade" de parceiros, apenas sendo realista, claro o ideal seria apenas sua esposa como manda a Bíblia.
             10º Deus lhe recompensará! (Tá parecendo aquelas correntes da internet, mais se quiser repassar, repassem este texto).
             Por tanto, reúna os amigos, seu grupo de jovens, senhores, senhoras, sua associação, fale com diretor de sua empresa, independente de religião ou religiosidade. Doe durante a semana, no sábado, quando puder, importante é q doe e se inscreva. Deixe Deus falar ao seu coração o q deve fazer e não em homens q um dia dizem (interpretam) uma coisa e no outro mudam.
            Aos q querem se inscrever como doadores de medula óssea ou doar sangue: Fundação Hemopa, de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados de 7h30 às 12h30, na Travessa Pe.Eutíquio, 2109.Mais informações: 08002808118/32429100-R- 325/205.
Mais informações:
www.hemopa.pa.gov.br/
www.fundacaohemopa.blogspot.com
www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/inca/portal/home
             Procure o hemocentro de sua cidade.
             Pela Misericórdia e Poder de Deus salve vidas.