quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cientistas afirmam ter encontrado Arca de Noé na Turquia

Arqueólogo inspeciona estrutura de madeira supostamente encontrada no monte Ararat, na Turquia. Foto: AFP
Arqueólogo inspeciona estrutura de madeira
supostamente encontrada no monte Ararat, na Turquia
Foto: AFP
Um grupo de cientistas turcos e chineses afirma term localizado a Arca de Noé no monte Ararat, de acordo com a imprensa turca. O pesquisador chinês Yang Ving Cing diz que eles encontraram uma estrutura antiga de madeira em uma altitude de 4 mil m no monte que fica no leste da Turquia, na fronteira com o Irã.
O cientista é membro de uma organização internacional dedicada à busca pela arca em que, conforme a Bíblia, Noé e sua família escaparam do Dilúvio Universal. Segundo Cing, a estrutura encontrada tem 4,8 mil anos.
"Não é 100% seguro que seja a arca, porém pensamos que é 99,9%", disse Cing à agência turca Anadolu. "A estrutura do barco tem muitos compartimentos, o que indica que podem ser os espaços onde se localizavam os animais", afirmou.
O pesquisador disse ainda que pediu ao governo turco para que proteja a zona para poder iniciar as escavações. Além disso, ele afirmou que pediu à Unesco que coloque o local na sua lista de patrimônio da humanidade.
Não é a primeira vez que o grupo afirma ter encontrado a arca no Ararat, a montanha mais alta da Turquia e onde a Bíblia afirma que Noé desceu quando baixaram as águas do Dilúvio.

 
Paramos p assistir muita coisa, gastemos 10 minutos p assistir este vídeo, muito importante!


 

CURIOSIDADES: Apesar de não conhecermos as dimensões exatas do côvado naquela época, posteriormente ele passou a medir 45 centímetros, conferindo à arca as dimensões aproximadas de 137 metros de comprimento, 23 metros de largura e 13 metros de altura. Um navio com tais dimensões teria um deslocamento de vinte mil toneladas e uma tonalagem bruta de catorze mil toneladas. Sua capacidade de carga equivalia à de 522 vagões para transporte de gado ( cada um dos quais com capacidade para 240 ovelhas); Somente 188 vagões seriam necessários para abrigar 45 mil animais do tamanho de uma ovelha, deixando assim três trens, com 104 vagões cada, para alimentação, para a família de Noé e para forragem para os animais. Estima-se hoje em dezessete mil o número de espécies existentes, o que torna 45 mil uma aproximação provável do número de animais que Noé abrigou na arca.
 
arca tananho real
Comparação real de tamanhos
Fonte: A Bíblia de Estudo Anotada Expandida - Charles C. Ryrie