quinta-feira, 15 de março de 2012

Cavar é Preciso


"Partindo dali, cavou ainda outro poço; e, como por esse não contenderam, chamou-lhe Reobote e disse: Porque agora nos deu lugar o SENHOR, e prosperaremos na terra." (Gênesis 26:22)

Isaque passou um bom tempo cavando poços para ter água, mas os pastores de Gerar pelejavam contra ele. Se tivesse desistido, estaria com sede até os dias de hoje. Mas persistiu, e um belo dia não disputaram com ele pela água do poço e foi neste dia que começou a prosperar na terra.
Aprendamos com Isaque e não desistamos. Talvez você tenha cavado um poço e desistido, talvez tenha cavado dois poços e desistido, ou talvez tenha cavaco 15 poços e desistido. Eu não sei. Mas minha preocupação é simples: talvez você tenha cavado um poço a menos do que deveria e tenha desistido. O próximo seria o abençoado mas você desistiu.
Não desista.
Se você tem tentado ganhar pessoas para Jesus compartilhando a sua fé, mas ninguém aceita, tente mais um. O próximo pode ser o abençoado, não desista. Talvez mudar de emprego é um pesadelo e você já tentou tantas vezes. O próximo pode ser o abençoado, não desista. Um relacionamento pode ter dado errado e as frustrações são tantas que dá vontade se esconder numa caverna e nunca mais namorar ninguém. O próximo pode ser o abençoado, não desista.
Apenas vamos distinguir uma coisa de outra: ser persistente é benção de Deus, ser teimoso é carnal. O persistente não desiste, sabe onde quer chegar, tem convicção, sabe seu alvo, avalia o contexto. O teimoso não desiste, às vezes sabe seu alvo, mas sua prioridade é estar certo e ter razão, não atingir um objetivo. A diferença é ruim e cruel, mas é a verdade. Persistente quer atingir o objetivo, teimoso quer ter razão. Cuidado.
Seja persistente mas não seja teimoso. Se Deus te deu convicção de alguma coisa, morra tentando. O próximo pode ser o abençoado, não desista. Conheço pessoas que estão orando há mais 40 anos e somente agora os primeiros irmãos estão se convertendo. O próximo pode ser o abençoado, não desista.
"Deus, eu não quero desistir mas não quero ser teimoso. Para mim é muito mais fácil errar do que acertar, por isso dependo de Ti para me ensinar e dirigir. Tem misericórdia de mim."
Mário Fernandez