terça-feira, 19 de junho de 2012

Dizimar deveríamos fazer? Meu Testemunho!


Quando comecei a me interessar sobre a leitura da Bíblia, sobre a  vida de Jesus e seu propósito. Uma coisa me deixava intrigado. O dízimo! Sabia que era bíblico, sabia que deveríamos entregá-lo. No entanto, ficava uma pergunta. Por que 10%, pq não 5% ou 15%, mais sim exatamente 10%? pois a palavra dizimar no dicionário quer dizer: Exterminar, acabar.
Em minhas pesquisas sobre o assunto encontrei no blog: http://oseaspontes.blogspot.com.br. O seguinte conceito: A palavra dízimo vem do latim, décima; e significa décima parte de uma importância ou quantia. A palavra dízimo é derivado do termo “ASAR” e significa dez ou décima parte.
Nas leituras pelo velho testamento sempre vi falando da entrega da décima parte de alguma coisa. Então entendi que deveria entregar. Até pq faço parte de uma igreja onde no mínimo tem quatro pessoas assalariadas (Pastor, Secretário, Zelador e Contador). Além disso, tem conta de luz, telefone, água, materiais de limpeza e afins. Precisamos adquirir bens e melhoria para igreja, compra de material para EBD (Escola Bíblica Dominical) e os diversos ministérios q existem na igreja: Música, evangelismo, casais, jovens, adolescentes, juniores e por ai vai.
Um ponto muito importante dentro da denominação Batista (pelo menos onde congrego) são os cultos administrativos uma vez ao mês. Um boletim com a relação dos dizimistas (com seus nomes ou códigos, fica a critério de cada um). Neste culto é exibido as contas da igreja, as entradas e saídas. Todo membro tem poder de voz. E qualquer compra almejada é votado na seção, a maioria aceitando compra realizada. Além de outros assuntos de cunho doutrinário e etc... Por tanto, é um ponto forte pois sei que o dízimo foi entregue, pois meu nome está ali e sei no que ele está sendo investido. Por mais que algumas decisões eu seja contrário, mas é uma democracia e a maioria ganhou, por tanto, tenho que aceitar e apoiar. Pois numa democracia tenho o direito de discordar, mais também de respeitar.
O ponto onde quero chegar é que nunca vi com os olhos de promessas de Deus, onde Ele diz que façamos prova Dele. Com essa Teologia da Prosperidade minando em todo canto eu sempre fui averso qualquer coisa do tipo.
O livro de Malaquias no capitulo 3:
7 Desde os dias de vossos pais vos desviastes dos meus estatutos, e não os guardastes; tornai-vos para mim, e eu me tornarei para vós, diz o SENHOR dos Exércitos; mas vós dizeis: Em que havemos de tornar?
8 Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.
9 Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.
10 Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.
11 E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos.
12 E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos.

A parte "a" do versículo 10 diz "fazei prova de mim..." e continua a dizer sobre abrir as janelas do céu e derramar benção. E uma benção que não há espaço para recolher.
Lendo o livro "Há Poder em sua Palavras" este assunto veio a tona. Desde minha escolha em querer ter Jesus em minha vida. Dizimei, deixei de fazer algumas vezes. Não passei por causa disso situação financeira difícil, pois confio no Deus que sou agradecido!
Em abril ao receber meu benefício separei os 10%. Minhas vendas que tenho na net, tiveram um "bum", uma explosão, dali tb tirei os 10%. No mês de maio, decidi mover uma ação contra a Universidade que me formei, por conta da não entrega da documentação acadêmica.  
O advogado me pediu um valor de R$ 420,00 reais, para da entrada no processo, eu não tinha, ele por sua vez me ofereceu parcelar de duas vezes q chegaria a soma de R$ 500,00. Disse que não tinha. Mais uma vez ele ofereceu três parcelas de R$ 180,00, totalizando R$ 540,00. Ao dormir falei com Deus e disse q se realmente era para eu fazer isso e se Ele estaria a frente deste processo então Ele iria prover, caso não tivesse resposta, ou seja, não conseguisse o dinheiro. Não era para da entrada! Depois disso descansei em Deus e não me preocupei mais. Na noite seguinte um conhecido irmão em Cristo, que algumas vezes pede para tirar eletroeletrônicos em meu cartão de crédito para a igreja onde é dirigente. Pediu para tirar uma passagem de avião para sua filha que passará as férias no nordeste brasileiro.
Ao tirar as passagens o valor totalizou R$ 185,00 reais a parcela que precisava. O site ainda disponibilizou parcelar em três vezes de R$ 61,66. Perguntei a mesma (a filha) de quantas parcelas era queria. Foi quando ela respondeu q já estava de posse dos R$ 185,00 e iria me passar naquele exato momento, então percebi que Deus estava me dando a oportunidade, parcelei no cartão e peguei para mim o dinheiro. No outro dia mais um salto nas vendas pela internet. No dia 28 de maio fui ao Fórum de Belém e conversei com o advogado. Dando-lhe assim não mais R$ 180,00, mas sim R$ 250,00. A audiência foi marcada para agosto, algumas pessoas até se espantaram da rapidez. E no dia 9 de junho o meu histórico foi providenciado pela Universidade. Algo que espera desde de 2009.
Muitas das vezes pensamos que essa benção citada no versículo acima, se refere a coisas materiais. Isso não é verdade! Depois disso a relação conjugal entre eu e minha esposa melhorou bastante não sei dizer isso em porcentagens. Mais posso dizer q nunca foi tão bem nesses dez anos de convivência. De sentarmos juntos, tomarmos decisões juntos, planejarmos o futuro, com consciência e pé no chão. As contas começamos a pagar juntos. De eu entender que minha esposa em determinados assuntos é mais fraca e devo orar, apoiar, aconselhar e dizer-lhe palavras que levante sua autoestima. Pois antes tinha a ideia de como ela já era cristã não deveria ficar falando, uma vez que era uma conhecedora. Percebi o cuidado que tem por mim e minha filha. Sentindo saudades dela, por estar em seu trabalho e ela a mesma coisa, nos ligando durante o dia e dizendo palavras amáveis. E mesmo numa desavença qualquer obedecendo o que a Bíblia diz em Efésios 4:26 "Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira;" Antes dormíamos sem se falar e passávamos o dia inteiro trocando meias palavras ou apenas um monologo. Hoje, nós tratamos logo de apaziguar antes de dormir, até pq a noite é uma criança, rsrsrsrs. Antes por um motivo ou outro deixávamos de ir ao domingo a noite para prestar culto a Deus e hj entendemos q devemos adorá-lo independente das circunstâncias. As arvores finalmente estão amadurecendo, no entanto, estas não apodrecem e morrem pois suas raízes estão a beira do Rio de Águas Vivas.
Minha saúde teve melhoras, estou mais motivado e em paz. Mesmo quando sobrevém alguma coisa eu recorro a Cristo e ele tem me amparado. Agradeço tb aos inúmeros irmãos que estiveram em oração, pois conheço alguns.
Sempre fui cuidadoso com minhas finanças, tenho até um sistema q fiz para controlar gastos, saber quando uma conta vai terminar, e o total delas. Para não ultrapassar o valor do benefício do INSS q recebo. No entanto, este mês de junho as contas extrapolaram e me vi numa saia justa, pois não gosto de atrasar conta alguma. Em outras oportunidades eu separava todo o dinheiro das contas e o que sobrava era o do dízimo e se tivesse faltando corria atrás para completá-lo.
Neste mês de junho eu fiz o inverso a primeira coisa que fiz foi separar a entrega do dízimo e sabia que iria ficar faltando para as contas. Entendo q Deus nada tem haver com as minhas extrapolações, ao contrário instruí como devo proceder. E mais uma vez Deus mostrou seu amor no âmbito financeiro. Apareceram trabalhos de informática para eu fazer (coisa q só fazia na época que estava desempregado entre 2001 a 2005) e mais algumas vendas pela internet. Assim podendo pagar no vencimento minhas contas, sobrando dinheiro e já tendo o dinheiro para a segunda parcela de R$ 250,00 para o advogado no final deste mês.
Por tanto, bênçãos na vida financeira, saúde e conjugal.
A Deus toda Honra, toda Glória, Força e Poder. Amém!