segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Pare de Sofrer ou para de fazer o outro sofrer!


Um pouco mais de 10 anos quis mudar minha vida, quanto ser homem, quanto caráter, acreditando numa filosofia mais próximo do que a Bíblia é e vi isso na Religião Cristã Evangélica. O evangelho é libertador, Deus (mesmo sentado em seu trono, com sua barba branca grande e sua veste horas branca, horas prateada é maravilhoso, forma essa que muitos acreditam). Passado esse tempo muitas coisas melhoraram, outras persistem, parte culpa minha, parte em perceber que realmente a Igreja Evangélica Brasileira ainda não é o que diz ser e como EU, acredito como deveria ser. Muitos poderiam dizer, mas nunca irá ser essa perfeição, claro que sei disso. Só não admito é gritar na feira que está vendendo Bacalhau e te entregar Pirarucu, diga-se de passagem que tb é gostoso. Trocando em miúdos, nós aceitamos e nos acomodamos com o bom, sendo que o melhor está tão próximo!

Seria muita pretensão minha generalizar o que estou afirmando baseado na vivência numa única igreja a qual convivo. Para isso basta lembrar de episódios na mídia a todo instante de escândalos e mais escândalos. Basta lembrar dos inúmeros amigos e irmãos em Cristo de outras denominações que entre as conversas do Poder de Deus, não se pode deixar de comentar do poder do homem, poderes de interesses, de barganha, de prepotência, meninices, soberba, orgulho, omissão, desinteresses e tantos outros atributos que levaria a madrugada digitando. Contudo a Ig. é ainda um bom lugar de vc conviver e mais próximo do que a Bíblia quer para nossas vidas. Deus não está somente lá! E biblicamente vc tem que congregar. Existem pessoas ruins e boas como qualquer outro lugar. Lembrando a fala da esposa do Pastor da igreja onde congrego: "A igreja é um grande hospital, onde vc encontra pessoas num processo de cura que para muitas é rápido e outros demorado" Eu acrescento a seguinte coisa esse processo depende de vc e da equipe médica que te acompanha.

Alguém pode dizer que o Gera Wellington, está insatisfeito. O homem nunca estará plenamente satisfeito. Minha maior insatisfação hj é com certos mitos, tradições, conceitos, costumes, usos e tabus que se apregoaram ao longo de décadas no mundo evangélico e por mais que se sabe que está na hora de mudanças não se faz e o motivo são variados que não vou me deter. Amigo se vc acha isso tudo pura burrice e perda de tempo. Minha mente faz com que eu imagine vc numa sala de aula, ali calado, sem inquirir, sem questionar, daquele tipo que em trabalhos em grupos, nunca acrescentava, sempre calado, esperando a sua parte para ler nos seminários. Daquele tipo que quando algumas pessoas se encontram anos depois do período escolar dizem: "Lembra daquele menino?!" e todos respondem: "NÃO", aquele que lembrou, só lembrou pq sentava-se atras de vc. Criticidade, não foi plantado em vc a semente do espirito critico. E isso é lamentável!

Quer vê uma situação do que estou falando, ouvimos por ai que crente não sofre, não perde que é só vitória. Será mesmo?! Quando vc se defronta com uma doença por exemplo, tem gente que diz que sua fé é pequena, que a igreja onde vc está é fraca, que existe algum demônio, que vc está em pecado. Estou mentindo?!
Paulo tinha um "espinho na carne" até hj nenhum teólogo, nem historiador ou estudioso conseguiu dizer ao certo o que era. Uma enfermidade física (deficiência), moral, psicológica ou espiritual. A única coisa certa que Paulo pediu algumas vezes para que aquilo fosse retirado dele (certamente aquilo trazia algum desconforto a ele) e Deus disse q a Sua Graça bastava, o amor, misericórdia, o poder para salvação de sua alma, a intimidade com Ele, era o suficiente para Paulo. Aquilo talvez tivesse que permanecer ali para Paulo nunca esquecer de sua pequenez e dependência de Deus. Talvez! Sem tal coisa Paulo pudesse ser ou querer algo que certamente atrapalharia os planos de Deus para a vida dele. Talvez.

Por tanto, igreja de Jesus, vamos mudar nossa mentalidade. Soltemos um pouco nossas frases de impacto, bordões e tudo mais. Na próxima vez se possível se cale. Quando vc não conhece o processo todo.
Pare de fazer o outro sofrer!